postheadericon Uma tigi para Enlil por Ur-Namma (Ur-Namma B):


1-6Exaltado Enlil, ...... famoso ......, senhor que ...... seu grande principado, Nunamnir, rei do céu e da terra ......, observa através das pessoas. A Grande Montanha, Enlil, escolheu Ur-Namma o bom pastor para a multidão de pessoas: "Ele será o pastor de Nunamnir!" Ele os fará Ter respeito.
7-19 Os divinos planos de construir o E-kur aonde estão. A grande Montanha, Enlil, tinha em sua mente, encheu-o com pureza e utilidade, para fazer o santuário como o sol no E-Kur, seu augusto santuário. Ele instruiu o pastor Ur-Name para fazer o E-Kur com brilho intenso; o rei o fez poderoso na Terra, ele o fez com as primeiras pessoas. O bom pastor Ur-Namma, ...... cuja verdade se fundamenta em Nunamnir , o juiz conhecedor, o senhor de grande sabedoria, preparou o molde.. Enlil trouxe as terras rebeldes e hostis para o pastor Ur-Namma, e fez a Suméria florir com alegria, nos dias cheios de prosperidade. As fundações assentou firmemente e as sagradas fundações construiu. O enkum e ninkum agradeciam e Enki fazia o templo alegrar-se com suas fórmulas cheias de arte.
20-30 O pastor Ur-Namma fez o E-kur brilhas em Dur-an-ki. Ele o fez maravilhar a multidão de povos. Ele fez brilhar o arco-íris do Portão Perdido, o Grande Portão, o Portão da Paz, a Habilidosa Montanha de Construir e o Portão dos Eterno Suprimento de Grãos, cobrindo-os com prata refinada. O pássaro Anzud correu de lá e a águia agarrou os inimigos com as garras. Suas portas são altas, elas enchem-se de alegria. O templo é alto, ele tem uma radiação que amedronta. Ele é amplo, ele infunde respeito. Nele, a Hábil Montanha de construir, o tempo nascente, a sagrada habitação caminha rápida para a Grande Montanha como uma torre elevada.
31-38 No Gagiccua do grande palácio, onde se pronunciam grandes verdades, ele fez a grande mãe Ninlil alegrar-se. Enlil e Ninlil estabelecem-se aqui. Em sua grande sala-de-jantar, o verdadeiro herói escolhido por Nunamnir faz suas refeições com o trigo: o E-kur alegrava-se. Eles observam com aprovaçào o pastor Ur-Namma, e a Grande Montanha decreta um grande destino para Ur-Namma por todo o tempo, fazendo-o poderoso sobre o povo de cabelos negros.
39 O sagida.
40-45" Eu sou Nunamnir, cujos firmes comandos e decisões são imutáveis! Você fez meu elevado santuário E-kur brilhar gloriosamente, você fez com que brilhasse alto com um brilhante crenellation. Verdadeiro herói, você fez o santuário glorioso na Terra. Land. Ur-Namma, senhor poderoso, você entrará no navio real, sem paralelos, possa sua fama espalhar-se nos limites do céu, tão rápido como se pisasse montanhas!"
46-51"Eu sou a grande Montanha, pai Enlil, cujos firmes comandos e decisões são imutáveis. Você fez meu elevado santuário E-kur brilhar gloriosamente, você fez com que brilhasse alto com um brilhante crenellation. Verdadeiro herói, você fez o santuário glorioso na Terra. Land. Ur-Namma, senhor poderoso, você entrará no navio real, sem paralelos, possa sua fama espalhar-se nos limites do céu, tão rápido como se pisasse montanhas!"
52-57 Senhor Nunamnir deu ao meu rei a maça elevada com que empilha cabeças humanas como pilhas de grãos, nas terras hostis, e esmaga as terras rebeldes;, e agora ele pode pisar as terras estrangeiras e destruir suas armadilhas. Senhor Nunamnir deu ao pastor Ur-Namma